Search
Close this search box.

Segunda é dia de mandar o patrão pro paredão no “Sincerão” do TI! Participe!

De forma anônima, o trabalhador agora pode denunciar abusos e irregularidades que estão acontecendo nas empresas

“Sincerão” – Toda segunda-feira é dia do quadro “Sincerão” no Big Brother Brasil (BBB), oportunidade perfeita para que você também participe do “Sincerão”, mas do trabalhador de TI. Inspirado no quadro de maior sucesso desta edição do BBB, a Federação Interestadual de Trabalhadores em Tecnologia da Informação (Feittinf) lançou o “Sincerão” do trabalhador de TI.

A ideia da campanha é reunir denúncias de funcionários das empresas de TI, que sob a garantia do anonimato, poderão mandar o seu patrão para o “paredão”. A federação sindical coordenará a iniciativa que envolve sindicatos de TI de vários estados, como o Sindpd-SP, o Sinttec-MG (Uberlândia), o Sintipar-PR e o Sitepd-PR (Curitiba). As denúncias dos trabalhadores serão recolhidas através de uma página criada especificamente para isso (clique aqui e faça a sua denúncia).

“O BBB é um fenômeno de audiência no Brasil e costuma dominar os assuntos mais comentados nas redes sociais. Nossa ideia é canalizar isso para uma campanha que combata a precarização no setor de TI, que têm sofrido com demissões em massa e inúmeras irregularidades cometidas pelas empresas, inclusive algumas das gigantes do setor”, explica o presidente da Feittinf, Emerson Morresi.

Veja o vídeo de divulgação do “Sincerão” do trabalhador de TI, que explica a iniciativa de um ponto de vista bem-humorado, como tem sido de praxe em ações de comunicação das entidades sindicais envolvidas na ação.

Assista:

“Com o Sincerão, é possível reivindicar os seus direitos de maneira sigilosa e construir uma categoria cada vez mais forte. Afinal de contas, salário não é prêmio e VR não é xepa! Ponha seu patrão no paredão hoje mesmo!”, diz mensagem contida na página que receberá as denúncias.

A partir dos relatos de funcionários, o Comitê de Operações Especiais (COE) irá avaliar o cumprimento da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) nos contratos dos trabalhadores de TI, além do respeito às Convenções Coletivas de Trabalho (CCT?s) de cada região, como São Paulo, Paraná e Uberlândia, polo central do Triângulo Mineiro.

Em caso de denúncias confirmadas, o órgão de investigação sindical notificará as empresas a respeito das irregularidades identificadas. Se as mesmas persistirem, as entidades sindicais poderão acionar órgãos que atuam na defesa dos interesses dos trabalhadores, como o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

Participe do “Sincerão” da Feittinf, faça sua denúncia e mande o seu patrão para o “paredão”!

Leia mais