Trojan Bancário – Os ataques de trojan bancário dispararam 87% nos últimos 12 meses, transformando o país no principal alvo da América Latina nesse tipo de ataque, de acordo com a nova edição do Panorama de Ameaças da Kaspersky, divulgado nesta terça-feira (5). Os dados alarmantes revelam que mais de 1,6 milhões de ataques foram bloqueados no país, o equivalente a quase 5 mil tentativas por dia.
O estudo posiciona como o Brasil como epicentro dos ataques com trojan bancário, com 13 das 18 famílias de malware mais comuns originárias do país. A cada minuto, em média, 3,2 brasileiros são alvos desses ataques, que visam roubar senhas, dados de cartões de créditos e outras informações financeiras.
LEIA: LinkedIn recebe multa bilionária por violação de dados; saiba mais
O Trojan-Banker.Win32.Banbra é o líder do ranking, com 13,71% das infecções. Esse malware utiliza técnicas de keylogging para capturar as teclas digitadas pelas vítimas, permitindo que os criminosos obtenham acesso a senhas e informações bancárias. O Grandoreiro apesar das recentes prisões de seus operadores, continua sendo uma grande ameaça na América Latina, com novas variantes surgindo.
Os trojans bancários se espalham por meio de e-mails com links maliciosos, arquivos infectados e outros métodos de engenharia social. Uma vez dentro do dispositivo da vítima, o malware monitora suas atividades online, capturando dados sensíveis e transmitindo-os aos criminosos.
Como se proteger?
– Desconfie de links e anexos suspeitos
– Crie senhas fortes e únicas
– Instale regularmente as atualizações de segurança do sistema operacional
– Utilize um bom antivírus e outras ferramentas de segurança para proteger seu dispositivo
(Com informações de TecMundo)
(Foto: Reprodução)