Amazon – A Amazon Brasil oficializou o fim do home office e retomou ao regime presencial para seus 18 mil funcionários no país. A decisão segue a diretriz da matriz norte-americana, que já havia determinado o retorno ao escritório desde setembro de 2024. Embora a exigência do trabalho presencial seja a regra, a empresa afirma que casos específicos ainda podem ser analisados individualmente.
“Atualmente a empresa está retornando de acordo com as suas possibilidades estruturais locais, em conjunto com os funcionários e seus gestores, para casos particulares”, afirmou a companhia em nota.
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A empresa opera no Brasil com 12 centros de distribuição em sete cidades, diversas estações de entrega e dois escritórios corporativos em São Paulo, além de administrar data centers e centros de tecnologia.
Além da reestruturação interna, a Amazon pretende expandir sua equipe esse ano, abrindo 480 novas vagas nas áreas de tecnologia, finanças, marketing, recursos humanos e supply chain (processos que envolvem a produção e distribuição de um produto).
Recentemente, reduziu taxas de comissão para vendedores parceiros, buscando atrair mais comerciantes e ampliar a oferta de produtos com preços mais competitivos. O ajuste ocorre em um cenário de disputa acirrada no e-commerce nacional, especialmente com a Shopee, que a superou e se tornou o segundo marketplace mais acessado do Brasil em 2024, ficando atrás apenas do Mercado Livre.
De acordo com um relatório do ItaúBBA, a Shopee faturou mais de R$ 60 bilhões no Brasil no último ano, o dobro da Amazon, consolidando-se como um forte concorrente. A empresa de Singapura tem apostado em preços acessíveis e novas estratégias de venda, como o live commerce (modalidade em que os sellers comercializam seus produtos durante sessões de streaming na plataforma.), para impulsionar suas operações.
Apesar da concorrência, o setor brasileiro de e-commerce ainda apresenta espaço para crescimento. Enquanto nos países asiáticos as vendas online representam cerca de 40% do varejo, no Brasil essa fatia ainda não ultrapassa 12%.
A Amazon conta com 78 mil parceiros de venda, sendo 99% deles pequenas e médias empresas (PMEs), que comercializam mais de 18,4 milhões de produtos listados no site.
(Com informações de Folha de S. Paulo)
(Foto: Divulgação/Amazon)