Receita libera consulta ao 1º lote de restituição do IR 2025 nesta semana

Primeiro lote da restituição será pago em 30 de maio, mesmo dia do prazo final para envio das declarações do Imposto de Renda 2025

Lote de restituição – A Receita Federal disponibilizará, nesta sexta-feira (23), a consulta ao primeiro lote de restituição do Imposto de Renda referente ao ano-base de 2025. A restituição será paga em 30 de maio, data que também marca o fim do prazo para entrega das declarações.

Quem teve rendimentos tributáveis superiores a R$ 33.888 no ano anterior precisa declarar. Aqueles que não cumprirem o prazo estarão sujeitos a multas que variam de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

LEIA: Trabalhador pode acionar Justiça sobre FGTS mesmo que haja acordo

O período de declaração começou em 17 de março. Até agora, a Receita já processou mais de 26 milhões de documentos e espera atingir 46,2 milhões até o encerramento, em 30 de maio.

Como será paga a restituição

O reembolso será distribuído em cinco lotes, com o primeiro previsto para 30 de maio. Os demais estão agendados para 30 de junho, 31 de julho, 29 de agosto e 30 de setembro.

O primeiro grupo inclui beneficiários prioritários conforme a legislação. Idosos com 80 anos ou mais têm prioridade máxima, seguidos por pessoas acima de 60 anos, pacientes com doenças graves e professores que tenham a docência como principal fonte de renda.

Neste ano, a Receita introduziu novos critérios de preferência. Contribuintes que usarem a declaração pré-preenchida e optarem pelo Pix como meio de recebimento terão vantagem na fila. Em seguida, vêm aqueles que escolheram apenas uma dessas opções.

Ordem de prioridade

A lista completa de prioridades segue esta ordem:
• contribuintes com 80 anos ou mais;
• pessoas acima de 60 anos, com deficiência ou doenças graves;
• professores que dependem do magistério como renda principal;
• quem utilizou a declaração pré-preenchida e selecionou o Pix para receber;
• contribuintes que adotaram apenas uma dessas facilidades;
• demais declarantes.

O Programa Gerador da Declaração (PGD) permanece como o método mais comum para declarar o IR. O software, disponível no site da Receita, oferece todas as ferramentas necessárias para um preenchimento correto.

Outras opções incluem o aplicativo Meu Imposto de Renda, para celulares, e a versão online via navegador. A declaração pré-preenchida, acessível a contas gov.br nos níveis prata ou ouro, bateu recorde de adesão este ano, representando 47,9% das declarações já enviadas.

(Com informações de O Tempo)
(Foto: Reprodução/Freepik/EyeEm)

Leia mais