‘Detox’ digital propõe menos tempo de tela e mais qualidade de vida

Desativar notificações, excluir apps e evitar o celular antes de dormir são algumas medidas para reduzir a dependência do aparelho

Detox – Em meio à rotina acelerada e ao uso constante de dispositivos móveis, muitas pessoas têm buscado o chamado “detox” digital, uma forma de reduzir o tempo de exposição às telas e retomar o foco no presente. Atitudes simples como excluir aplicativos desnecessários, silenciar notificações e ativar o modo “não perturbe” podem ajudar a estabelecer uma relação mais equilibrada com o celular.

LEIA: Justiça estabelece regras para uso de IA por servidores da segurança pública

O uso excessivo do aparelho pode impactar negativamente a saúde mental e física, levando à perda de foco, aumento da ansiedade, noites mal dormidas e dificuldade de aproveitar o momento presente. Pensando nisso, confira seis dicas práticas para iniciar um detox digital:

1. Apague apps que você não precisa

Com o tempo, é comum acumular aplicativos que não são mais utilizados. Além de ocupar espaço, eles funcionam como distrações: você entra por um motivo e acaba preso em outro. Avalie o que ainda faz sentido manter e desinstale o restante, seu celular e sua mente ficarão mais leves.

2. Desative notificações de apps que não são importantes

Notificações constantes, mesmo que breves, drenam energia mental ao longo do dia. Silenciar alertas de redes sociais, jogos e outros apps pouco relevantes ajuda a reduzir a ansiedade causada pelo excesso de informação.

3. Não use o celular antes de dormir

Deixar o celular de lado antes de dormir é essencial para uma boa noite de sono. A luz azul da tela mantém o cérebro em alerta, e o hábito de ver “só mais um vídeo” pode facilmente se estender por horas. Se possível, deixe o aparelho fora do quarto para evitar interrupções durante a madrugada.

4. Use o “modo não perturbe”

Ativar esse recurso durante momentos que exigem concentração, como estudos, trabalho ou conversas com amigos, evita interrupções e ajuda a manter o foco. O modo pode ser programado para certos horários ou situações específicas.

5. Remova apps de rede social da tela inicial

Abrir redes sociais no piloto automático é um hábito comum. Tirar os atalhos da tela principal ou ocultá-los dificulta o acesso por impulso, fazendo com que o uso se torne mais consciente.

6. Não utilize o celular enquanto faz outra atividade

Dividir a atenção entre o celular e outras ações, como comer, assistir a algo ou conversar, compromete a qualidade da experiência. Além disso, pode prejudicar a digestão, a percepção de saciedade e até a qualidade das interações com outras pessoas.

(Com informações de Canaltech)
(Foto: Reprodução/Freepik/creativespace7777)

Leia mais