Candidatos a vagas no McDonald’s têm dados vazados após uso da senha 1234

Pesquisadores identificaram falha na plataforma de recrutamento McHire, usada pela rede para cadastro de interessados em suas vagas de emprego

Dados vazados – Um grave vazamento de dados foi identificado na plataforma McHire, por meio da qual o McDonald’s recebe currículos e recruta novos funcionários. Segundo pesquisadores de segurança, era possível acessar informações pessoais de mais de 64 milhões de pessoas que se candidataram a vagas na empresa por meio da ferramenta.

Os pesquisadores conseguiram acessar as informações após logarem no sistema de chatbot de IA integrado à plataforma utilizando a senha 123456. A combinação é considerada extremamente fraca e fácil de ser descoberta. De acordo com os especialistas Ian Carroll e Sam Curry, o problema foi encontrado durante uma “rápida revisão de segurança de algumas horas”.

LEIA: Por que o fim da escala 6×1 é importante para você?

Os dados expostos incluíam nomes completos, e-mails, endereços residenciais e números de telefone dos candidatos. Além disso, os pesquisadores localizaram uma falha adicional em uma API interna que permitia acessar conversas anteriores entre os usuários e o chatbot, desenvolvido pela empresa Paradox.ai.

Em resposta ao incidente, a Paradox.ai informou que as falhas foram corrigidas em poucas horas após o contato com os pesquisadores. A empresa também ressaltou que os dados dos candidatos não foram expostos publicamente.

O caso reforça a importância do uso de senhas fortes e seguras não apenas em redes sociais ou contas bancárias, mas também em demais sites em que é necessário inserir suas informações pessoais, como plataformas de recrutamento.

Especialistas recomendam que as senhas contenham letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais, evitando combinações simples. O uso de gerenciadores de senha também é indicado para garantir maior proteção.

Sindplay oferece cursos de cibersegurança

O Sindplay – streaming de capacitação para profissionais de TI – disponibiliza cursos e treinamentos em cibersegurança e outros temas essenciais para profissionais do setor (acesse o Sindplay clicando aqui).

Sócios e contribuintes dos sindicatos integrados à Fenati (Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação) têm bolsa integral para fazer os cursos da plataforma, apelidada de “Netflix de TI” pela mídia especializada. O Sindplay também recebeu o prêmio de Inovação e Transformação Digital no SindMais 2024.

A plataforma inclui cursos sobre proteção de dados, desenvolvimento de software, administração de redes, inteligência artificial, blockchain e mais. Desenvolvido em parceria com a Academia Forense Digital (AFD), o Sindplay oferece material didático, emissão de certificado e mais de 140 opções de cursos, com valor de mercado de mais de R$ 100 mil. Atualmente, possui mais de 15 mil usuários ativos.

(Com informações de Techtudo e TechCrunch)

(Foto: Reprodução/Freepik/Frame Studios)

Leia mais