Contra golpes, Gov.br orienta brasileiros a usarem verificação em duas etapas

Contra golpes, Gov.br orienta brasileiros a usarem verificação em duas etapas

Campanha alcança 72 milhões de brasileiros e foca na proteção contra golpes cibernéticos

Gov.br – O Gov.br iniciou uma campanha de orientação para que os usuários com conta Ouro ativem a Verificação em Duas Etapas no sistema. A iniciativa, divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta sexta-feira (25), busca ampliar a proteção digital de 72 milhões de pessoas que utilizam essa modalidade de conta para acessar serviços públicos online.

Apesar de não ser obrigatória, a verificação adicional é apontada como uma das formas mais eficazes de evitar acessos indevidos, principalmente quando combinada com recursos de biometria. Hoje, apenas 27% dos usuários da conta Ouro contam com essa camada extra de segurança.

LEIA: A Huawei encontrou a fórmula para vencer a Nvidia?

Segundo o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, o Gov.br permite realizar operações sensíveis como assinar documentos com validade jurídica, abrir empresas e transferir veículos. Por isso, ele compara a importância da conta digital à de uma conta bancária e reforça a necessidade de cuidados redobrados com a segurança.

Com a campanha, ao realizar login no portal, o usuário com conta Ouro será convidado a ativar a Verificação em Duas Etapas pelo aplicativo oficial. Caso opte por não fazer a ativação no primeiro acesso, receberá um aviso por e-mail ou SMS informando que a sugestão será apresentada novamente no próximo login.

A ativação pode ser adiada, mas continuará sendo recomendada. Caso o usuário tenha dificuldades com o recurso, é possível desativá-lo a qualquer momento por meio das configurações de segurança no próprio aplicativo.

O Gov.br reúne hoje mais de 4.700 serviços digitais do governo federal e outros 8.700 de administrações estaduais e municipais. Com o crescimento do uso e da importância dessas plataformas, o reforço da segurança digital se tornou uma prioridade para evitar fraudes e garantir a integridade das informações dos cidadãos.

(Com informações de Convergência digital)
(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Leia mais