Novo sistema aumenta eficiência no combate a mosquitos transmissores de doenças

Ferramenta monitora reprodução de mosquitos em tempo real e emite alerta quando detecta aumento na densidade desses insetos

Mosquitos – Cientistas chineses anunciaram uma nova ferramenta para auxiliar na prevenção de doenças transmitidas por mosquitos com o desenvolvimento de um sistema inteligente de vigilância que oferece orientação científica para o controle desses vetores.

A tecnologia foi criada por uma equipe liderada por Chen Xiaoguang, professor da Universidade Médica do Sul, e já foi implementada em diversas comunidades na Província de Guangdong, no sul da China. A vigilância precisa é considerada essencial, já que doenças como dengue, febre amarela e chikungunya se espalham principalmente por picadas de mosquito.

LEIA: Reembolso de mensalidade de academia não integra salário, decide Carf

Conforme explicou Chen, os métodos tradicionais de monitoramento enfrentam limitações. “As armadilhas para mosquitos e mosquiteiros monitoram apenas mosquitos que não se alimentam de sangue, enquanto as armadilhas de oviposição de mosquitos têm como alvo mosquitos que se alimentam de sangue e que põem ovos”.

A inovação chinesa combina dispositivos em operação coordenada para monitoramento em tempo real e com alta eficiência. Monitores automatizados utilizam atrativos que imitam características humanas para capturar mosquitos não alimentados com sangue. Já os baldes inteligentes de oviposição, com pequenas piscinas de água, monitoram mosquitos Aedes albopictus grávidos alimentados com sangue, alcançando quatro vezes a eficiência das armadilhas de oviposição convencionais, acrescentou o cientista.

Testes de campo mostraram resultados promissores. Na primeira semana de operação, o sistema emitiu alertas para aumentos anormais da densidade de mosquitos em várias zonas e gerou protocolos de intervenção direcionados. Após a implantação, a vigilância registrou uma redução de quase 40% nas capturas de mosquitos adultos em áreas-chave.

“A captura manual de mosquitos causou atrasos nos dados. Agora, alertas em tempo real baseados na nuvem aceleraram substancialmente as respostas de desinfecção de base”, afirmou Chen.

Atualmente em operação diversos pontos da cidade de Foshan, em Guangdong, o sistema é um exemplo de como a tecnologia pode revolucionar o controle de doenças. “Nossa equipe está se esforçando para acelerar a prevenção de doenças transmitidas por mosquitos por meio da inovação tecnológica”, concluiu Chen.

(Com informações de Xinhua)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Leia mais