Google Cloud anuncia capacitação de 200 mil pessoas em IA generativa

Evento gratuito acontecerá no Brasil e em outros cinco países simultaneamente, com foco em estudantes e profissionais de diferentes áreas

IA generativa – O Google Cloud anunciou, durante o Google Cloud Summit Brasil, que no dia 6 de dezembro realizará o ‘Capacita+ Aprenda IA com Google Cloud’, um evento híbrido de capacitação em massa que pretende treinar 200 mil profissionais e estudantes em inteligência artificial generativa em um único dia. Além do Brasil, a iniciativa acontecerá em outros cinco países da América Latina: Argentina, Chile, Colômbia, Peru e México.

“Sabemos que investir em habilidades digitais é fundamental para que a América Latina aproveite todo o potencial da IA que está transformando rapidamente o mercado de trabalho. As organizações e economias da região precisam estar preparadas e o treinamento não é apenas uma opção, mas sim uma necessidade para impulsionar o crescimento e a competitividade”, afirma Eduardo López, presidente do Google Cloud para a América Latina.

LEIA: Rochas de Marte revelam indícios de vida antiga, aponta NASA

O evento será gratuito e realizado de forma híbrida e simultânea, com sessões presenciais em 50 universidades dos seis países envolvidos, sendo 20 brasileiras, entre elas SENAI-SP, PUC-MG, Insper, Vitru, Mackenzie e Cogna. No Brasil, a transmissão online terá parceria com a Alura, ampliando o alcance da iniciativa.

O público-alvo são profissionais de áreas diversas, não necessariamente ligados à tecnologia, e estudantes que buscam se preparar para o mercado. O objetivo é reforçar o posicionamento do Google Cloud como referência na formação da futura força de trabalho e acelerar a adoção da IA generativa, alinhado ao compromisso assumido pela empresa em abril de treinar 1 milhão de brasileiros em IA e nuvem nos próximos anos.

Os participantes terão acesso à Trilha de Aprendizagem Líder em IA generativa, que cobre desde conceitos básicos, como a diferença entre IA e Machine Learning e o papel dos Grandes Modelos de Linguagem (LLMs), até aplicações práticas com o Gemini no Google Workspace. O programa também destaca o uso de engenharia de prompts e a abordagem no-code, que dispensa conhecimentos em programação.

O lançamento do ‘Capacita+’ ocorre em um contexto em que a qualificação em IA se torna diferencial competitivo. Segundo o relatório O Futuro do Trabalho 2025, do Fórum Econômico Mundial, quase 50% dos líderes empresariais apontam a lacuna de habilidades como principal barreira para a transformação digital. No Brasil, 89% das empresas planejam investir em capacitação nos próximos cinco anos. Na América Latina, 66% dos executivos já priorizam experiência em IA em relação à experiência de trabalho tradicional.

“Este evento representa uma oportunidade única para que estudantes e profissionais de diversas disciplinas adquiram uma compreensão profunda da IA generativa e aprendam a aplicá-la em suas áreas. O foco será no domínio da engenharia de prompts e na experiência no-code, para que mesmo pessoas sem conhecimentos técnicos possam criar seus próprios agentes de IA”, destaca Melina Lopez, gerente de Marketing para Desenvolvedores e Comunidades na América Latina no Google Cloud.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Reprodução/Freepik/diloka107)

Leia mais