IA – A inteligência artificial se consolidou como um dos temas mais relevantes da atualidade, com presença em diversos setores, incluindo a educação. No Brasil, a maioria dos jovens já utiliza ferramentas baseadas em IA para apoiar seus estudos. Essa constatação foi revelada em uma pesquisa conduzida pela Emy Education, que entrevistou mais de 500 estudantes de escolas públicas e privadas.
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Papel da IA nos estudos
O levantamento mostrou que nove em cada dez jovens apontam a IA como um recurso que os ajudou a diminuir a pressão em períodos de maior intensidade acadêmica, como épocas de provas, avaliações e entregas de trabalhos individuais ou coletivos.
Quando questionados sobre a função ideal da inteligência artificial na aprendizagem, 86,8% responderam que ela deve atuar “como uma ferramenta de apoio e respostas rápidas”. Outros entrevistados destacaram papéis como “mentor personalizado” e “automatizar tarefas repetitivas”.
“Descobrimos que nos últimos 6 meses quase 96% dos nossos entrevistados usaram inteligência artificial para aprender algo novo. Nossa pesquisa revela uma dimensão ainda pouco explorada no debate público. Basicamente, os jovens nativos digitais conseguem lidar com a IA sem preterir dos professores ou mesmo de outras mídias em seu processo de estudo,” afirma o CEO e fundador da Emy, José Messias Jr.
No entanto, os estudantes apontaram também alguns receios ao utilizar a IA nos estudos. Quase 60% dos jovens afirmaram que deixam de usar IA com mais frequência por medo de obter respostas incorretas ou distorcidas, e cerca de 35% apontaram a ausência de contexto e de personalização como principal barreira.
A pesquisa foi realizada entre março e agosto deste ano, com mais de 500 jovens de 16 a 24 anos, estudantes de ensino médio e superior. Entre os alunos do ensino médio, a maioria estuda em escolas públicas. Já no ensino superior, quase 85% dos entrevistados estão matriculados em instituições privadas.
(Com informações de Olhar Digital)
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