Carteira de Identidade Nacional tem novas regras para reimpressão

Carteira de Identidade Nacional tem novas regras para reimpressão

Novas regras permitirão que cidadãos solicitem segunda via sem reapresentar documentação já registrada

Carteira de Identidade Nacional – O governo federal publicou nesta segunda-feira (15) cinco resoluções que unificam normas operacionais da Carteira de Identidade Nacional (CIN) e ampliam a integração entre estados e órgãos federais no processo de emissão do documento.

A principal novidade é a regulamentação da reimpressão da CIN em âmbito nacional, o que permitirá aos cidadãos solicitarem uma segunda via sem a necessidade de reapresentar toda a documentação já registrada. O procedimento reaproveitará dados biográficos e biométricos coletados anteriormente, desde que não haja alterações, e manterá a data de validade da versão anterior. Ficam de fora da regra os menores de 16 anos e os casos em que seja preciso atualizar informações.

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Outra resolução publicada detalha o Modelo Informacional da CIN, estabelecendo a formação de cada campo do documento e disciplinando o compartilhamento de dados entre os órgãos estaduais de identificação civil e os executores do Serviço de Identificação do Cidadão. O objetivo é aprimorar a padronização do sistema em todo o território nacional.

As demais três resoluções renovam o funcionamento de grupos técnicos de trabalho, que já atuavam desde 2024 e tiveram seus prazos prorrogados. Esses colegiados são responsáveis por planejar ações da Câmara-Executiva Federal de Identificação do Cidadão (Cefic), acompanhar a emissão da CIN nos estados e propor melhorias nos procedimentos técnicos.
Com as medidas, o governo busca simplificar a emissão da nova identidade, reforçar a integração federativa e garantir maior eficiência no atendimento à população.

(Com informações de Convergência Digital)
(Foto: Divulgação/Agência Gov)

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