Mercado de TI – Mesmo com o ano se aproximando do fim, o mercado de Tecnologia da Informação segue aquecido. Empresas e instituições abriram mais de 200 vagas nesta semana, entre posições efetivas e programas de estágio e trainee. Além das contratações, há diversos cursos gratuitos voltados à capacitação de profissionais que buscam atualização ou recolocação no setor.
Entre as iniciativas de destaque, a Atos abriu 85 vagas para diferentes áreas, com opções híbridas e remotas, enquanto a Radix oferece 60 oportunidades em níveis que vão de estágio a sênior. A Barte também anunciou 40 vagas 100% remotas, com um processo seletivo totalmente digital e sem necessidade de currículo.
LEIA: Cometa 3I/ATLAS pode ser tecnologia alienígena, sugere cientista
Já a Amcom mantém 40 posições voltadas a profissionais com experiência, incluindo cargos de desenvolvedor, cientista de dados e líder de arquitetura de software.
Estágios e trainees
O mercado também abre espaço para novos talentos. A Wildlife Studios lançou seu Programa de Estágio 2026, voltado a estudantes interessados na indústria de jogos, enquanto a Bracell e MS Florestal anunciaram o Programa de Trainee 2026, com remuneração de R$ 7.500.
A Epson, por sua vez, abriu vagas de estágio em áreas como Finanças, Marketing e Engenharia, e a Peers Consulting + Technology oferece oportunidades em consultoria, segurança cibernética e soluções digitais.
Além disso, o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) mantém 209 vagas no programa Inova Talentos, com bolsas de até R$ 12 mil e participação em projetos de empresas como Nestlé, Vale e Braskem.
Educação e inclusão
Diversas iniciativas também buscam promover acesso e diversidade no setor. A Pluxee, por exemplo, abriu o Protagonize Tech – Jornada para Elas, voltado exclusivamente para mulheres, com prioridade para candidatas negras e pardas.
Já o projeto Mover o seu Futuro, em parceria com o Movimento pela Equidade Racial (MOVER), oferece 60 mil bolsas de estudo gratuitas em áreas como tecnologia, marketing e liderança.
Programas e bolsas de capacitação
Na área educacional, o cenário também é positivo. A Alura, em parceria com o Google e o Sebrae, lançou a segunda edição da Imersão Empreendedora em IA, curso online e gratuito voltado a empreendedores que desejam aprimorar o uso de ferramentas digitais.
A Magalu e a DIO oferecem 10 mil bolsas de estudo para formação em back-end com Python, enquanto o Santander, em parceria com a DIO, lançou o programa Santander EducaIA, voltado à capacitação de professores em ferramentas de inteligência artificial.
Outros programas gratuitos incluem o Bootcamp Nexa – Fundamentos de IA Generativa com Bedrock, em parceria com a AWS, e a Missão Transformação Digital, da Cisco, que oferece seis cursos online com certificado.
Sindplay
O Sindplay, plataforma de streaming da Fenati (Federação Nacional dos Trabalhadores em Tecnologia da Informação) dedicada à qualificação em TI, reúne em um só lugar mais de 140 cursos em diversas áreas e surgiu como uma alternativa prática para atender aos profissionais que precisam se atualizar constantemente diante das reais demandas do setor. Sócios e contribuintes de sindicatos ligados à rede Fenati têm bolsa integral para acessar a ferramenta (acesse o Sindplay clicando aqui).
(Com informações de It Forum)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)