Cerca de 65% dos jovens até 17 anos já usam IA no Brasil

Estudo mostra que crianças e adolescentes usam inteligência artificial para atividades cotidianas, principalmente em pesquisas escolares

IA – Cerca de 65% dos jovens brasileiros entre 9 e 17 anos já utilizaram ferramentas de inteligência artificial generativa em alguma atividade do dia a dia. O dado é da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025, divulgada nesta quarta-feira (23) pelo Cetic.br e NIC.br.

O levantamento revela ainda que 92% da população de 9 a 17 anos é usuária de internet no país, o equivalente a 24,5 milhões de crianças e adolescentes.

LEIA: Governo vai nomear mais 417 analistas de TI até o fim de 2025

Entre as principais finalidades do uso de IA estão pesquisas escolares, busca de informações, criação de conteúdo e até conversas sobre problemas pessoais. O uso é mais frequente entre jovens de 15 a 17 anos do que entre os de 9 a 10.

O celular é o dispositivo mais usado no cotidiano digital: 74% dos entrevistados afirmaram utilizá-lo diariamente, seguido pela televisão (35%). Em relação às plataformas mais acessadas, WhatsApp lidera, seguido por YouTube, Instagram e TikTok.

A pesquisa registrou uma queda no acesso à internet nas escolas, que passou de 51% em 2024 para 37% em 2025. Entre os que acessam a rede nesses ambientes, 12% afirmaram usar várias vezes ao dia e 13%, uma vez por semana.

O levantamento também identificou alta exposição a conteúdos publicitários. Segundo pais e responsáveis, 45% das crianças e adolescentes tiveram contato com propaganda inadequada para a idade e 51% pediram algum produto após o contato online. Além disso, 65% dos jovens de 11 a 17 anos concordam que falar ou pesquisar sobre produtos aumenta a quantidade de anúncios recebidos.

Entre os formatos mais vistos estão vídeos de “unboxing” (66%), tutoriais de uso de produtos (65%) e conteúdos relacionados a jogos de apostas (53%).

Os principais canais de informação dos responsáveis sobre o uso seguro da internet são as próprias crianças e adolescentes (50%), seguidos por familiares e amigos (48%), televisão, rádio e imprensa (42%) e escola (41%). Além disso, 37% recorrem a sites especializados, 36% a vídeos e tutoriais online e 31% a grupos de pais em redes sociais.

O estudo apontou ainda que 31% das crianças e adolescentes ajudam seus responsáveis diariamente com atividades na internet.

A coleta de dados ocorreu entre março e setembro de 2025, por meio de entrevistas presenciais com 2.370 crianças e adolescentes e o mesmo número de pais ou responsáveis.

(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik/DC Studio)

Leia mais