IA – Um novo alerta falso envolvendo o sistema de inteligência artificial Omnilert levou a Parkville High School, em Baltimore, a deslocar seus alunos para uma área protegida na última sexta-feira (7). O software detectou o que interpretou como uma possível arma de fogo, acionando o protocolo de segurança adotado pela rede pública de ensino.
A polícia foi chamada, inspecionou o local e descartou qualquer ameaça. A diretora da escola, Maureen Astarita, comunicou às famílias que os estudantes permaneceram sob supervisão enquanto a situação era investigada.
LEIA: Golpe da venda falsa dispara e é o mais comum no país em 2025
O incidente ocorre menos de um mês após outro engano do mesmo sistema, quando um pacote de Doritos foi confundido com uma arma na Kenwood High School. Na ocasião, a própria ferramenta chegou a revisar e cancelar o alerta, mas uma falha na comunicação fez com que o aviso chegasse à direção da escola, que acionou a polícia.
Os policiais atenderam a um chamado de “pessoa suspeita portando arma” e os agentes chegaram a algemar alunos até que ficasse constatado o engano.
O Omnilert monitora imagens de câmeras e aponta objetos que possam ser armas, mas a decisão de envolver a polícia cabe exclusivamente a funcionários do Departamento de Segurança Escolar.
Segundo a rede, o sistema apenas envia a notificação inicial e não tem autonomia para acionar autoridades externas.
Após os episódios, a administração escolar reforçou que está revendo os procedimentos e implementará treinamentos anuais para evitar novos enganos e garantir que a verificação humana seja feita de forma adequada.
(Com informações de Tecnoblog)
(Foto: Reprodução/Freepik)


