Mais longa missão chinesa no espaço retorna à Terra após 204 dias

Tripulação também chamou atenção por ter realizado o primeiro churrasco no espaço durante a missão

Missão chinesa – Os taikonautas Wang Jie, Chen Dong e Chen Zhongrui, integrantes da missão Shenzhou-20, pousaram com segurança na Terra após passarem 204 dias em órbita, a mais longa permanência de uma tripulação chinesa no espaço, segundo a Agência Espacial Tripulada da China (CMSA).

O retorno ocorreu às 5h40 (horário de Brasília) desta sexta-feira (14), na área de Dongfeng, na Região Autônoma da Mongólia Interior, no norte do país. Wang foi o terceiro a deixar a cápsula e celebrou a volta à gravidade e a realização de um sonho.

LEIA: Na prisão, hacker que já foi o mais procurado do mundo conta bastidores do cibercrime

“Após uma estadia de seis meses no espaço, retornei com sucesso à Terra. Sinto-me maravilhosamente bem com a sensação da gravidade. Esta jornada espacial não foi apenas a realização de um sonho, mas também um caminho desafiador e árduo de crescimento. Expresso minha sincera gratidão a todos que me apoiaram e cuidaram de mim”, afirmou.

Ele também destacou o avanço do programa espacial chinês: “Compreendo profundamente que este sucesso e esta honra refletem os esforços coletivos e a sabedoria de todos os profissionais da área aeroespacial e representam o significativo progresso da nossa nação na exploração espacial. A busca pela exploração espacial é ilimitada e, no futuro, continuarei a me dedicar a esta grande causa, contribuindo para os esforços espaciais da humanidade”.

Lançada em 24 de abril de 2025, a missão Shenzhou-20 teve o retorno adiado, inicialmente previsto para 5 de novembro, devido a detritos espaciais. A CMSA informou que, diante da ocorrência, planos de emergência foram ativados, incluindo simulações, testes e análises de segurança para definir o momento adequado do retorno.

Antes de regressar, a tripulação concluiu todas as tarefas programadas e entregou oficialmente a estação espacial aos astronautas da Shenzhou-21, que chegaram ao espaço em 1º de novembro.

(Com informações de CNN Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik)

Leia mais