PF cumpre mandados contra suspeitos de gerar nudes falsos de parlamentares

Alvos ainda são apontados por disseminar racismo e apologia ao nazismo em perfis online

PF – A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quarta-feira (19), uma operação para apurar crimes de apologia ao nazismo, práticas racistas e a criação de imagens manipuladas que expõem indevidamente a intimidade sexual de parlamentares federais.

Na ação, foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão e um mandado de busca pessoal no município de Lajeado, no Rio Grande do Sul.

LEIA: Saúde mental: Sindplay lança curso sobre novas regras da NR-01

A investigação teve início a partir de um procedimento aberto pela Polícia Legislativa do Senado Federal, que identificou possíveis publicações irregulares feitas em redes sociais.

Segundo a corporação, o inquérito revelou que os suspeitos utilizavam ferramentas de inteligência artificial para gerar imagens classificadas como “deepnude” envolvendo parlamentares federais.

Ainda conforme a PF, nos perfis analisados foram localizados símbolos associados à ideia de “superioridade” racial, menções ao nazismo e diversas postagens de caráter racista.

A corporação informou que os investigados podem responder pelos crimes de preconceito de raça ou cor e pela exposição indevida da intimidade sexual de terceiros.

(Com informações de CNN)
(Foto: Reprodução/Agência Brasil/Rafa Neddermeyer)

Leia mais