Robô chinês – A empresa chinesa EngineAI voltou ao centro das atenções depois de divulgar um vídeo em que seu CEO, Zhao Tongyang, é derrubado por um chute aplicado pelo T800, robô humanoide recém-apresentado.
A companhia afirma que a demonstração faz parte de uma simulação de luta criada para responder a críticas que apontavam uso de computação gráfica em registros anteriores, nos quais o modelo aparece realizando piruetas e coreografias de dança.
LEIA: Comissão do Senado aprova fim da escala 6×1 e redução da jornada de trabalho
Projetado para atuar em áreas como policiamento, logística, atendimento e indústria, o T800 tem 1,73 metro, 75 kg, visão de 360 graus e foi “programado para lutar”, segundo seus desenvolvedores.
A cena, que termina com Tongyang dizendo que ficaria “todo quebrado” sem proteção, provocou reações diversas nas redes sociais da empresa — de influenciadores interessados em gravar conteúdos com o robô a usuários que ironizaram a potência do golpe e compararam o humanoide ao vilão T-1000 da franquia “O Exterminador do Futuro”.
A EngineAI sustenta que o T800 foi idealizado para liderar a nova geração de robôs industriais, priorizando força e operação contínua. O modelo conta com radar de 360°, 29 graus de liberdade nas articulações, sistema de resfriamento ativo, torque de 450 N·m, bateria de até cinco horas e mãos sensorizadas capazes de carregar até 5 kg.
O revestimento é feito de liga ultraleve resistente a impactos. A empresa enfatiza ainda que todas as imagens divulgadas são autênticas, sem uso de IA generativa, CGI ou manipulação digital.
Confira o vídeo completo clicando aqui.
(Com informações de O Globo)
(Foto: Divulgação/EngineAI)


