CNPJ terá formato alfanumérico a partir de julho de 2026, anuncia Receita Federal

CNPJ terá formato alfanumérico a partir de julho de 2026, anuncia Receita Federal

Nova Instrução Normativa altera o formato do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica, ou seja, o número de uma empresa legalizada

CNPJ – A Receita Federal publicou uma Instrução Normativa que altera o formato do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), ou seja, o número de uma empresa. Com início em julho de 2026, o formato terá letras e números.

Leia mais: Governo estuda fim do saque-aniversário do FGTS; isso é bom para o trabalhador?

Atualmente, os CNPJs têm apenas números, e a mudança não irá afetar os CNPJs que já existem. “É importante ressaltar que essa mudança não afetará os CNPJs já existentes. Os números atuais permanecerão válidos, e os dígitos verificadores também não serão alterados”, esclarece a Receita, em nota.

O novo CNPJ terá 14 posições. As oito primeiras identificarão a raiz do novo número, composto por letras e números. As quatro na sequência representarão a ordem do estabelecimento, também alfanuméricas. E as duas últimas, que correspondem aos dígitos verificadores, continuam a ser apenas numéricas.

Segundo o Fisco, a mudança foi motivada devido à crescente demandada por novos números de CNPJ. “A implementação do CNPJ alfanumérico visa garantir a continuidade das políticas públicas e assegurar a disponibilidade de números de identificação, sem causar impactos técnicos significativos para a sociedade brasileira”.

(Fonte: Valor Econômico)
(Foto: Reprodução)

Leia mais