IA – A inteligência artificial (IA) tem potencial para transformar profundamente o comércio internacional, aumentando em quase 40% o valor das transações de bens e serviços até 2040. A projeção é da Organização Mundial do Comércio (OMC), que divulgou nesta quarta-feira (17) um relatório sobre os impactos da tecnologia na economia global.
De acordo com o estudo, a adoção da IA pode gerar custos mais baixos e ganhos de produtividade significativos, elevando o Produto Interno Bruto (PIB) mundial em 12% a 13%. Em cenários mais otimistas, o crescimento poderia chegar a 37% no comércio e na produção de bens e serviços.
LEIA: Mesmo hiperconectada, 37% da Geração Z diz que se sente solitária
A vice-diretora-geral da OMC, Johanna Hill, destacou que a tecnologia já remodela o sistema comercial multilateral. Segundo ela, a IA pode ser um fator positivo ao reduzir custos, simplificar processos regulatórios e aumentar a eficiência logística, especialmente em um cenário global marcado por turbulências.
No entanto, o relatório também alerta para riscos. A falta de políticas inclusivas e investimentos direcionados pode ampliar desigualdades entre países e trabalhadores. A diretora-geral da OMC, Ngozi Okonjo-Iweala, ressaltou que os formuladores de políticas precisam gerenciar cuidadosamente a transição.
“A IA pode revolucionar os mercados de trabalho, transformando alguns empregos e substituindo outros. Gerenciar essas mudanças exige investimento em políticas nacionais para aprimorar a educação, as habilidades, a reciclagem profissional e as redes de segurança social”, afirmou durante o lançamento do documento em Genebra.
O estudo observa ainda que os efeitos da tecnologia podem ser particularmente benéficos para países de baixa renda, com potencial de aumentar suas exportações em até 11%, desde que haja melhorias na infraestrutura digital. Entre os setores mais impactados, estão logística, comunicações e até ferramentas de tradução baseadas em IA, que podem facilitar o acesso de pequenos produtores e varejistas a mercados internacionais.
Apesar do otimismo, a OMC lembra que a governança global do comércio ainda enfrenta desafios, agravados por disputas comerciais recentes. Por isso, defende tarifas mais baixas sobre insumos críticos da IA, como semicondutores, para que os benefícios da tecnologia sejam amplamente distribuídos.
(Com informações de Agência Brasil)
(Foto: Reprodução/Freepik/Pixelshunter)